sábado, 16 de junho de 2012

Aníbal Mattos


Aníbal Mattos nasceu no Arraial do Comércio, em Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro aos 26 de outubro de 1886, vindo a falecer em Belo Horizonte em junho de 1969. Além de pintor, foi conhecido como escritor, Historiador da Arte, professor e paleontólogo.
Fez seus estudos primários em Icaraí, Niterói, tendo frequentado o curso secundário no Mosteiro de São Bento e no Colégio D. Pedro II. Sua família era ligada às artes plásticas. Dois de seus cinco irmãos tornaram-se artistas: Antônio, escultor, e Adalberto, pintor e gravurista.
Casou-se com D. Maria Ester, com quem teve oito filhos dentre os quais o pintor modernista Haroldo Matos e a pintora decorativa Maria Ester Matos. Seus dois filhos participaram, conjuntamente com o pai e a mãe, de várias exposições realizadas em Belo Horizonte. Aníbal Mattos foi, ainda, fundador de várias sociedades culturais no Rio de Janeiro como o Centro Artístico Juventas, depois transformado em Sociedade Brasileira de Belas Artes, da qual foi benemérito.
Aníbal Mattos fez seus primeiros estudos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e, posteriormente, estudou na Escola Nacional de Belas Artes na mesma cidade, tendo sido aluno de João Batista de Costa, Daniel Berard e João Zeferino da Costa.
Referência: Tese de doutorado -
Os Salões Municipais de Belas Artes e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Horizonte: 1960-1969. Defendida em 2008 na UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário